quarta-feira, 8 de julho de 2009

OFICINA 2 - TP3 - UNIDADE 12 DATA: 14/05/2009

A segunda oficina realizada tendo como parâmetro o TP3, teve como objetivo geral a caracterização de sequências tipológicas relacionando-as à classificação de gêneros. Antes de iniciar a discussão sobre as unidades estudadas no período que antecedeu a oficina, apresentei um gráfico de tipos textuais chamado "Classificação segundo Werlich", para confrontar com opiniões de outros autores e também dos cursistas. A partir daí iniciou-se um proveitoso diálogo sobre os tipos textuais e como eles são representados pelos gêneros. Após as discussões foi feita a leitura reflexiva do texto de referência "Descrição e dissertação" de Fiorin e Platão, e como sistematização da aprendizagem dos temas estudados nas unidades 11 e 12 analisasmos em grupos as atividades 5 (unidade 11) e 4(unidade 12). Em um momento de descontração fizemos a leitura do texto "Os diferentes estilos", de Paulo Mendes Campos, que foi muito bem aceito pelos cursistas. Em seguida foi o momento dos relatos das experiências com o "Avançando na Prática", onde cada cursista falou sobre a atividade desenvolvida, relatando dificuldades e pontos positivos e o mais importante, trocando experiências. Nessa oficina em especial, senti a necessidade de discutir mais uma vez sobre os direitos e deveres dos cursistas e enfatizar o estudo individual, já que percebi que eles não se prepararam devidamente para o encontro. Aproveitei a oportunidade e fiz a leitura compartilhada do texto "As tarefas da educação", de Rubem Alves. A partir desse momento realizamos a parte III da oficina trabalhando com o texto "Composição: O salário mínimo", de Jô Soares e assim os profesores aplicaram o que apremderam a respeito dos temas estudados. Em seguida fizemos a avaliação da oficina e os cursistas assumiram que fizeram um estudo individualizado superficial e que sentiram que isso só atrapalhou o andamento da oficina. Depois da avaliação reservei um tempo para discutirmos o projeto e foi muito proveitoso, pois existiam algumas dúvidas que foram sanadas com esse momento. No mais, o encontro se desenvolveu da forma esperada tendo como finalização a exploração dos conhecimentos prévios, aguçando o interesse dos cursistas sobre a idéia que eles fazem de letramento. Como mensagem final foi exibido o vídeo: O Tronco. Esse vídeo foi escolhido devido ao fato de os professores estarem desanimados e culparem muito o velho "sistema". Acredito que há uma necessidade gritante de pararmos de reclamar e ajudarmos de forma significativa a melhorar a situaçao da educação desse país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário