segunda-feira, 27 de julho de 2009

Oficina 2 - TP4 Data:09/07/2009





A oficina de fechamento do TP4 teve como objetivo desenvolver o ensino da escrita como um processo que necessita de planejamento e procedimentos adequados na ajuda à leitura do aluno.
Como de costume, realizamos uma dinâmica para descontração antes de dar início às atividades do encontro.Após a dinâmica os cursistas fizeram os relatos das lições de casa trocando experiências e dando sugestões sobre as atividades escolhidas.
No segundo momento da oficina fizemos a leitura do texto de referência e iniciamos as dicussões sobre os conteúdos das unidades 15 e 16 com o tema leitura e escrita. Questionamentos como: "Qual a finalidade da leitura?", "Como aprender o que se lê?" "Escrever é um dom?" "Como despertar o gosto pela escrita?" surgiram e levaram a uma ótima reflexão sobre o verdadeiro papel da leitura e escrita na escola e na vida.
Em seguida, apresentei aos cursistas slides com sugestões sobre como corrigir as produções dos alunos, o que levou a um debate muito significativo.
Dando sequência ao planejamento do encontro, começamos os trabalhos em torno do texto "Admirável Mundo Louco", de Ruth Rocha, e cada cursista explanou suas respostas em relação ao mesmo.
Após um pequeno intervalo, começamos as atividades da parte III da oficina. Os professores foram divididos em dois grupos e planejaram duas aulas a partir de imagens exibidas na sugestão da oficina. Cada grupo apresentou através de cartazes, seu planjamento de acordo à sua turma.
Seguindo a linha de cada encontro fizemos a avaliação da oficina e depois desta lancei a pergunta: "O que a palavra ESTILO lhe diz?" como preparo para o próximo encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário