sexta-feira, 24 de julho de 2009

OFICINA 1 - TP4 DATA: 28/05/2009

Com o objetivo de refletir sobre Letramento e reconhecer texto e leitor como criadores de significado, realizou-se a primeira oficina de sistematização do TP4.
Essa oficina foi, até agora, a mais difícil no que diz respeito aos conteúdos das unidades estudadas, principalmente Letramento. Era um assunto completamente novo para os cursistas e por isso surgiram muitas dúvidas.
Com o desenvolvimento das oficinas percebi que há um aproveitamento maior quando começamos com os relatos das lições de casa. Como só tenho cinco cursistas, e isso é um problema que tento me desviar a cada encontro, sempre destino um tempo maior para a discussão dos conteúdos e menor para os relatos, por causa do fator quantidade.
A preferência por começar pelos relatos se deu porque percebi que a sequência RELATOS-DISCUSSÃO-ATIVIDADE DE SISTEMATIZAÇÃO-AVALIAÇÃO-SONDAGEM, faz com que os trabalhos se desenvolvam melhor. Discutir os assuntos estudados e passar para a atividade proposta dá mais harmonia ao conjunto de estratégias utilizado para o encontro.
Após os relatos, começamos os estudos com a leitura do texto de referência e todos expuseram seus pontos de vista e dúvidas mais importantes levando a um debate muito significativo.
Como revisão dos conteúdos estudados fiz uma apresentação em slides sobre Letramento e um estudo de uma entrevista com Magda Soares sobre o tema. Após um breve intervalo, antes da parte III da oficina, apresentei os slides com placas sugerido no 1° encontro da formação como análise dos vários níveis de Letramento. Ainda como discussão dos conteúdos chegamos ao tema "O significado do texto", e todos deram opiniões e trocaram experiências.
A partir daí, a oficina se desenvolveu da forma esperada com o trabalho em torno do poema "Cidadezinha Qualquer". Antes de iniciarmos, apresentei aos cursistas informações sobre Drummond com fotos da sua cidade natal, Itabira. Depois da leitura em voz alta do poema, os cursistas apresentaram suas conclusões fazendo uma avaliação dos planejamentos propostos.
Na avaliação do encontro surgiu uma discussão que levou a um posicionamento por parte dos presentes que merece destaque: o tempo destinado às oficinas. Chegamos à conclusão que as atividades desenvolvidas nos estudos individuais deveriam ter uma maior consideração e serem discutidas uma a uma com mais calma, onde cada cursista pudesse expor suas respostas e levá-las a uma discussão em grupo.
Sabemos que o estudo individual é um compromisso que o cursista fez ao aderir ao curso, mas também sabemos que um estudo em grupo pode ser bem mais significativo. Fica a sugestão de um encontro para cada unidade dos TPs com um momento de revisão de todas as atividades feitas em casa.
Por fim, após a investigação dos conhecimentos prévios sobre os próximos conteúdos, exibi o vídeo "Quem mexeu no meu queijo?", para reforçar a idéia de que devemos ter coragem para encarar o novo, deixando para trás hábitos que não nos deixam seguir em frente na função de educadores.

Um comentário:

  1. Olá Isis Thame,

    Muito interessante a maneira como você conduziu a oficina sobre letramento.Penso que fazendo os relatos primeiro realmente o momento fica mais dinâmico.

    Visite meu blog, também sou gestaleira.
    http://taniagestar-ba.blogspot.com/

    ResponderExcluir