terça-feira, 1 de dezembro de 2009

PROJETO







Formação Continuada para Professores dos Anos/séries Finais
Ensino Fundamental
Língua Portuguesa
Formadora: Izisllândia Thame Alves









Gêneros Textuais e suas Marcas linguísticas








Potiraguá – Bahia
13 de outubro de 2009



Formação Continuada para Professores dos Anos/séries Finais
Ensino Fundamental
Língua Portuguesa
Formadora: Izisllândia Thame Alves





Por: Carlos André de Jesus Chaves
Maria da Conceição Souza Silva
Najara Santana Silva
Suely Ferraz de Oliveira
Wliana Oliveira Porto Santos













Potiraguá – Bahia
13 de outubro de 2009.


Formação Continuada para Professores dos Anos/séries Finais
Ensino Fundamental
Língua Portuguesa
Formadora: Izisllândia Thame Alves










MENSAGEM

“Aos que fazem da ação docente, uma atuação de amor.
Aos que não se tornaram vítimas, ou foram vitimados pelo sistema.
Aos que ainda acreditam (apesar de tudo) e lutam (apesar de muitos), pela promoção humana.
E a nós, que nos embates da vida nos encontramos (não por acaso, com certeza),
Para juntos descobrirmos que Aprender é algo mágico, maravilhoso, singular e que nenhum obstáculo irá nos impedir de buscar conhecimento”.



















IDENTIFICAÇÃO

Nome do Projeto: Gêneros Textuais e suas Marcas Linguisticas.

Área de Conhecimento: Língua Portuguesa
Língua Estrangeira Moderna (inglês)
Matemática
Historia
Geografia
Educação Artística
Ciências

Instituição: Colégio Municipal Maria Azevedo
Avenida Antonio Carlos Magalhães, S/N-Alto da Colina


PROBLEMÁTICA


No mundo do letramento, da globalização e da tecnologia, os alunos estão adquirindo habilidades e competências mínimas para ingressar no mundo letrado? A escola tem cumprido com a sua função social de construir e sistematizar esse conhecimento?

JUSTIFICATIVA


A vivência continua do ato de ler e escrever capacitará o aluno para encontrar soluções nas situações – problemas do dia-a-dia. Por meio do letramento, o individuo pode conhecer e compreender textos de diferentes áreas do conhecimento. Proporcionando um conhecimento de mundo. Para adquirir tais habilidades se faz necessário conhecer os gêneros textuais e a sua aplicação na vida cotidiana.


FUNDAMENTAÇÃO


De acordo com os PCNs ( Parâmetros Curriculares Nacionais ) , aprendizagem de língua portuguesa deve estar voltado para a função social da língua . Este é um requisito básico para que a pessoa ingresse no mundo letrado , a fim de construir seu processo de cidadania e , ainda , para que consiga se integrar á sociedade deforma ativa e a mais autônoma possível . Para tanto o aluno precisa interagir verbalmente , ser capaz de compreender e capacitar de um dialogo ou de uma conversa de produzir textos escritos , dos diversos gêneros que circulam socialmente .
Ler e escrever por suas particularidades formais e funcionais , são também competências mais especificamente desenvolvidas no âmbito escolar . Tanto os textos escritos de uso mais familiar ( como o bilhete , carta ) , os textos de domínio publico ( como o artigo , a noticia , a reportagem , o aviso , o anuncio , o conto , a crônica , etc. ) são objetos de estudo sistemático da escola . Na perspectiva de Perrenoud , competência é a capacidade de agir eficazmente em um determinado tipo de situação , apoiando-se em conhecimentos , mas sem se limitar a eles.
Para enfrentar uma situação , geralmente , colocam-se em ação vários assuntos cognitivos . Para Perrenoud , “ quase toda ação mobiliza alguns conhecimentos algumas vezes elementares e esparsos , outras vezes complexos e organizados em rede “ . Assim as competências cognitivas podem ser entendidas como as diferentes mobilidades estruturais da inteligência que compreendem determinadas operações que o sujeito utiliza para estabelecer relações com e entre os sujeitos físicos , conceituais , fenômenos e pessoas .
Os gêneros textuais são instrumentos que devem ser utilizados na formação do cidadão de forma abrangente , pois é por meio dele que podemos fazer com que o individuo tenha contato com vários textos orais e escritos que fazem parte de seu dia-a-dia e, assim , inserirem.
Para produzir textos de qualidade , os alunos tem de conhecer o estilo literário bem como suas características e finalidades para quem escreve e qual é o gênero que exprime suas idéias . A chave é ler muito e revisar continuamente .
O objetivo é fazer com que um leitor ausente no momento da produção compreenda o que se quis comunicar – e esse desafio requer diferentes aprendizagens .
O primeiro passo é conhecer os diversos gêneros . Mas é preciso atenção isso não significa que os recursos discursivos , textuais e lingüísticos dos contos de fadas e da reportagem , por exemplo , sejam conteúdo a apresentar aos alunos sem que eles tenham identificado pela leitura .
Ensinar a produzir textos nessa perspectiva prevê abordar três aspectos principais : a construção das condições didáticas , a revisão e a criação de um percurso de autoria .
O objetivo do aluno ao fazer a revisão do texto é conseguir que ele comunique bem suas idéias e se ajuste ao gênero . Isso tem de ser feito tanto durante a produção como ao fim dela.
Para que o jovem seja capaz de elaborar um texto com as próprias idéias e dentro das características de um gênero , é preciso que desenvolva um percurso de autoria.
Os gêneros textuais são grandes aliados para varias atividades : leitura critica , produção textual significativa , desenvolvimento da oralidade, conscientização de que a leitura e a escrita estão presentes em tudo que fazemos , etc..
Marcuschi acredita que o conhecimento dos gêneros textuais que fazem parte das interações sociais diárias favoreça tanto a leitura como a compreensão dos textos . O autor considera que

Tendo em que todos os textos se manifestam sempre num ou noutro gênero textual , um maior conhecimento do funcionamento dos gêneros textuais é importante tanto como para a produção como para a compreensão . Em certo sentido , é esta idéia básica que se acha no centro dos PCNs ( Parâmetros Curriculares Nacionais ) , quando sugerem que o trabalho com o texto deve ser na base dos gêneros , sejam eles orais ou escritos ( marcuschi , 2002, p. 32-33 ).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Interpretar e identificar a finalidade de diferentes gêneros textuais
• Adequar o texto ao gênero e identificar omissões e repetições de palavras.
• Produzir os mais diversos gêneros e repetições de palavras .
• Compreender a estrutura , funcionamento e os mecanismos característicos das marcas gramaticais dos diferentes gêneros.
• Identificar as marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto .


OBJETIVO GERAL

Proporcionar leitura e escrita com diversos gêneros, favorecendo o desenvolvimento da percepção de que no mundo das linguagens, a produção de sentidos é sempre contextualizada, circunstancias em situações especificas de comunicação bem como suas intenções e dimensão social na linguagem estabelecida de cada texto.

PÚBLICO ALVO

Alunos de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental dos turnos Matutino, Vespertino e Noturno com faixa etária de 10 a 18 anos.

METODOLOGIA

• Oficinas – de gêneros textuais.
• Aulas expositivas e diagonal.
• Produção textuais.
• Trabalho em grupo e aplicação de atividades.
• Conversa informal , debates.


RECURSOS

• Slides / computador / impressora
• Transparências
• Caixa amplificada / micro system
• Papel sulfite
• Projetor de imagens ( data show )
• Papel FLIP-SHARP.

AVALIAÇÃO


Processual e continua; através de produção de textos; atividades, participação, apresentação de trabalhos em grupos participando com exposição de trabalhos.

CRONOGRAMA

Indicar as Etapas
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Pré - Projeto X X
Leitura e Levantamento Bibliográfico X X X
Desenvolvimento do Projeto X X X X
Levantamento de Recursos X
Culminância X

A execução desse Projeto terá duração de 10 dias letivos.




AGRADECIMENTOS

Agradecemos a Deus por não ter deixado de lado os nossos ideais e os nossos sonhos, mesmo sentindo o peso da responsabilidade, pedimos a Ele um pouco de força e um pouco de luz para guiar-nos e fazer-nos acreditar em nossa missão.
A Edna Peixoto pela ajuda na elaboração desse projeto.
A Coordenadora Tereza Ribas e a Formadora Izisllândia pela orientação do mesmo.
A Irene Cristhina pela digitação.
Enfim a todos que contribuíram diretamente e indiretamente para efetivação desse projeto.


















BIBLIOGRAFIA

Andrew , Sebastião
Aprendendo a ler e escrever textos , 6ª serie : manual do professor / Sebastião Abreu , Kátia P. G. Sanches . 1 ed. Curitiba . nova didática , 2004 ( coleção Alet ) .

Nova escola . Ano XXIV . Nº 219 . jan./ fev. 2009 . produção de texto . pags., 39-43.

Serviço social / Fundação Universidade Tocantins; EADCON. Editora Educon , 2008 . Pag. 25 a 33.

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