segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Oficina I - TP1 29.10.2009

O objetivo da 1ª oficina do TP1 foi identificar os principais dialetos e registros da língua portuguesa caracterizando as línguas oral e escrita.
Iniciamos a oficina com o vídeo "Preconceito Linguístico" que nos levou a uma boa introdução sobre o tema. Após o vídeo os cursistas fizeram seus relatos e trocaram experiências sobre as atividades do "Avançando na Prática".
Em seguida começamos a discussão sobre os conteúdos estudados nas unidades 1 e 2. Discutimos os tipos de dialetos, idioleto, registros e os cursistas puderam tirar suas dúvidas esclarecendo tudo o que não foi apreendido durante os estudos individuais. Para fechar essas reflexões fizemos a leitura do texto "Levo ou Deixo" que todos adoraram.
Apresentei também como recursos de apoio o vídeo "Como o brasileiro elogia a mulher" e o texto "Receita Mineira". Dando sequência os cursistas desenvolveram as atividades propostas no TP em torno da crônica "A outra senhora" de Drummond. Depois de todas as apresentações fizemos o fechamento da oficina com o documentário "Língua, vidas em português".

Nenhum comentário:

Postar um comentário