segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Oficina II - TP1

No dia 19/11/2009 realizamos a última oficina do TP 1 tendo o texto e a intertextualidade como foco. Começamos com os relatos das experiências em sala de aula com destaque para o Avançando na Prática da página 150, uma sugestão de atividade muito interessante para tratar do conceito de ponto de vista.
A partir daí começamos a discutir o conceito de texto e os cursistas exporam os pontos onde apresentaram dificuldades de entendimento e apresentaram seus pontos de vista sobre os assuntos abordados nas unidades 3 e 4. Nesse momento achamos relevante uma leitura dirigida do texto de referência da unidade 3 ampliando os conhecimentos sobre leitura.
Para abordar o conceito intertextualidade sugeri que os professores divididos em dois grupos produzissem textos a partir da fábula "A raposa e as uvas" usando um dos tipos de intertextualidade. Um dos grupos usou a paráfrase e o outro elaborou uma paródia. As atividades ficaram bastante interessantes. Após as discussões sobre intertextualidade fizemos a leitura do texto A Língua e os professores elaboraram planos de atividades de leitura e produção de texto para as séries de 5ª a 8ª.
Cada grupo apresentou sua proposta utilizando cartazes.
Ao final fizemos a avaliação da oficina e discutimos um pouco sobre o que nos espera no próximo TP que trata dos conteúdos de leitura e produção de textos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário