segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Oficina II TP6 - 24/09/2009



No dia 24/09/2009 foi realizado o último encontro de sistematização do TP6. Como sugerido pelo professor Djalma, a Unidade 24 cujo tema é Literatura para Adolescentes vai ser trabalhada no TP2 pelo conteúdo ser mais compatível com este TP.
Por conta desse fato o objetivo principal desse encontro foi "Identificar os elementos necessários ao desenvolvimento das etapas de revisão e edição da escrita pelos alunos".
Como de costume e por opção nossa, começamos com os relatos das atividades feitas em sala de aula e, como já afirmei, é um dos momentos mais importantes do encontro.
Após os relatos passamos para a leitura e discussão do texto "Auxiliando os estudantes a editar" de Lucy Calkins.
Tive uma certa dificuldade nesse TP, pois o planejamento de escrita proposto é muito diferente do que os professores estão acostumados. Em consequência disso começamos a discussão com uma pergunta: Como você corrige a produção que o aluno fez?
A partir daí, começamos uma longa discussão sobre métodos e estratégias de planejamento, revisão e edição da escrita. Esse conteúdo foi um pouco maçante, pois senti a necessidade de fazer algumas atividades do TP para aos poucos incutir nos cursistas esse novo jeito de lidar com a produção textual.
Após as atividades, ainda apresentei todo o conteúdo estudado em slides tirando as dúvidas e fazendo sugestões para as próximas aulas de produção.
Por fim, fizemos o estudo dos anexos 1, 2 e 3 do artigo "O tratamento do erro" de Ana Dilma de Almeida Pereira*.
Como não estudamos a unidade 24 não segui a orientação do TP (Oficina 12 unidade 24), pois usaremos esse conteúdo no TP2. Então escolhi uma atividade de intertextualidade para o fechamento da oficina. Utilizando o amor como tema, fizemos um trabalho com o soneto de Camões, a Carta de Paulo aos Coríntios e a música da Legião Urbana em que Renato Russo utiliza os dois textos para produzir um terceiro. Apresentei os textos em vários gêneros: música, propaganda, versículos e poesia e após uma breve discussão sobre intertextualidade sugeri que eles escrevessem um quarto texto colando elementos dos três estudados.
Ao final da atividade, cada cursista leu seu texto e depois descreveu o processo que ele realizou para produção, revisão e edição.
Por fim, fizemos a avaliação da oficina e a preparação para o próximo encontro.

*PEREIRA, Ana Dilma de Almeida. O tratamento do “erro” nas
produções textuais: a revisão e a reescritura como parte do processo de
avaliação formativa. Revista ACOALFAplp: Acolhendo a Alfabetização
nos Países de Língua portuguesa, São Paulo, ano 2, n. 3, 2007. Disponível
em: e ou .
Publicado em: setembro 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário