terça-feira, 8 de setembro de 2009

Oficina I - TP5 23/07/2009


O encontro tendo como base de estudo as unidades 17 e 18 do TP5 teve como objetivo trabalhar Estilística e coerência textual no domínio da linguagem.
Como de costume, iniciamos os trabalhos com uma dinâmica de integração visando a descontração dos participantes para o bom andamento da oficina. Após a dinâmica os cursistas apresentaram os relatos da vivência com o "Avançando na Prática", demonstrando aspectos positivos e negativos observados durante a realização das atividades. A cada encontro percebo cada vez mais que esse é um dos momentos mais ricos da oficina, pois essa troca de informações, além de aproximar os professores, é muito importante para que o trabalho pedagógico seja, de fato, significativo.
Para começar as discussões sobre os temas e as atividades desenvolvidas nestas unidades, apresentei a eles dois áudios com narrações de gols feitas por Galvão Bueno e Cléber Machado sugeridas pela professora Carol, e a partir daí discutimos o conceito de Estilística, abordando os vários recursos expressivos ligados à sonoridade das palavras, passando também por figuras de linguagem e tipos de discurso.
Em seguida, fizemos a leitura do texto de referência "O vocabulário português" de Manuel Rodrigues Lapa e como sistematização da leitura realizamos uma atividade de parafantasia com as palavras: BICHO, CORAÇÃO, JORNAL, CACHOEIRA, PERFUME, ESCOLA E VENTILADOR; que foi muito divertida.
Após essa atividade começamos a discutir sobre coerência textual e para que os cursistas percebessem como se contrói a coerência e sua inter-relação entre textos verbais e não verbais apresentei em forma de slides algumas obras de Eugênio Proença Sigaud, escolhendo "Acidente de Trabalho" para análise e construção de sentidos após responderem a algumas questões utilizando as pistas que a própria imagem oferece.
Questões:
1. A cena que você vê no quadro é urbana ou rural, é de um ambiente interno ou externo? Como se pode concluir isso?
2. Quando olhamos para um quadro há coisas que vemos primeiro. Podem ser chamadas de primeiro plano. Olhe para a tela e diga o que você viu primeiro: o homem que está caído no chão? Os homens que estão olhando no andaime? Viu outra coisa diferente além dessas mencionadas?
3. Pessoas estão se dirigindo para o centro da cena - vão chegando. Que gestos dessas pessoas indicam isso?
4. As cores da tela são claras e escuras. O pintor usou mais claridade para mostrar que parte da cena? Você acha que ele fez isso de propósito? Qual foi a intenção dele?
5. Essa é a imagem de uma construção. Houve um acidente, um dos trabalhadores caiu e morreu. Considerando o modo como os homens estão posicionados no andaime, você acha que a cena pode estar criticando alguma coisa?
Para finalizar a oficina sem perder o foco da construção da coerência textual e os aspectos linguísticos e sócio-comunicativos responsáveis pelo sentido de um texto, a atividade proposta foi, a partir da análise de textos publicitários, os cursistas divididos em grupos registrarem em forma de painel as observações feitas após as discussões de como a coerência textual é construída a partir da articulação entre informações do texto e experiências prévias que os leitores já têm. Depois da análise os grupos apresentaram os painéis e demonstraram um ótimo domínio sobre tudo que foi estudado.
Como parte da avaliação da oficina, os cursistas relataram sobre as dificuldades encontradas nos estudos individuais, por se tratar de um material dirigido a professores já graduados na área, o que não é a nossa realidade. Por isso pediram um maior tempo entre as oficinas para um estudo mais detalhado e também um momento para um estudo em grupo.
E por fim, como incentivo para a próxima oficina deixei no quadro a seguinte pergunta: "Qual a diferença entre coerência e coesão?"

Um comentário:

  1. Olá! Como seu blog tá chique (igual a dona)... Eu respondi seu e-mail sua danada e vc nem tchum,né??!Aguardo contatos pelo e-mail: lonmattossd@yahoo.com.br. Não vou faz blog não - a essa alutra n dá - vou apelar p o portfólio mesmo! Bjos na alma!!

    ResponderExcluir