sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Oficina 2 - TP5 Data:20//082009



A oficina de fechamento do TP5 teve como objetivo "Identificar e analisar mecanismos de coesão estabelecendo relações lógicas de construção de significados na leitura e produção de textos".
O encontro foi iniciado com um vídeo motivacional inspirado no filme "A Era do Gelo", sugerido pelo professor Djalma. Nos relatos das atividades feitas em sala de aula, os cursistas demonstraram uma certa dificuldade na realização do "Avançando na Prática" e dois deles deixaram de apresentar os relatos tendo como justificativa a falta de tempo, o que me deixou bastante preocupada em relação ao compromisso.
Conversei com eles sobre a importância dessa prática, pois é através dela que eles vão poder perceber se a mudança na prática sugerida pelo Gestar realmente está surtindo efeito na aprendizagem dos alunos. Aproveitando a oportunidade perguntei a eles como em 15 dias entre uma oficia e outra, com 5 horas-aula semanais, o professor não encontra tempo para aplicar uma atividade do Gestar? Se o "Avançando" eles não fazem, imagine o uso do AAA, salvo algumas exceções.
Depois de algumas discussões a oficina aconteceu como o esperado. Discutimos os conteúdos estudados nas unidades fechando essa parte com slides sobre coesão e coerência. A partir daí realizamos o momento III da oficina com a confecção de cartazes com textos publicitários utilizando a negação como elemento de coesão.
Os professores apresentaram os cartazes com desenvoltura e demonstraram um bom desempenho na realização do trabalho.
Como já estamos no 5º mês de Gestar, achei que já era o momento de uma auto-avaliação escrita como momento de introspecção por constituir uma oportunidade de reflexão, aprendizado e crescimento.
Ao final, como de costume, fizemos a avaliação da oficina e nos preparamos para o próximo encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário