terça-feira, 16 de junho de 2009

Relatório da Oficina Introdutória




No dia 15 de abril de 2009, foi realizada no Colégio Municipal Rui Barbosa a oficina de apresentação do Programa Gestão de Aprendizagem Escolar - Gestar II de Língua Portuguesa.
Com duração de 8 horas, o evento contou com a participação de todos os segmentos do Colégio Municipal Maria Azevedo, único contemplado com o programa, a Secretária Municipal de Educação Magna Lacerda Santos, a professora formadora Izisllândia Thame Alves e a coordenadora do programa Tereza Santos Ribas de Farias.
Como tudo que é novo, a oficina girou em torno de muita expectativa e curiosidade sobre esse programa que é, por excelência, a melhor capacitação oferecida pelo MEC na área de Linguagens.
Com o objetivo de apresentar a organização, o funcionamento e os objetivos do programa, foi exibida uma apresentação de slides para todos os presentes. Em seguida houve a apresentação do grupo através de dinâmica, onde pôde-se observar as primeiras características dos cursistas, culminando com o preenchimento do questionário "Perfil do Cursista".
Após esse primeiro momento, a coordenadora do programa levou o grupo à discussão do texto "Percepção do Professor em Relação à Língua" de Maria Luiza Monteiro Salles Coroa, que desencadeou opiniões e pontos de vista interessantes sobre o tema.
Os cursistas, apesar da pequena quantidade (cinco), se mostraram bastante interessados em começar o estudo do material e conhecer mais a fundo o programa.
A oficina introdutória foi sistematizada com a distribuição e exploração do material enfatizando os seguintes tópicos:
- Oficinas coletivas
- Plantão pedagógico
- Avaliação do programa
- Fundamentos da proposta
- Estrutura dos cadernos
- Importância do estudo individual
- Direitos e Deveres
- Projeto
Por fim, houve a elaboração do cronograma anual do projeto de acordo com a disponobilidade de todos sem prejudicar os dias de aula e os professores foram preparados para o próximo encontro com uma mensagem final e perguntas investigativas sobre o conhecimento prévio de cada um sobre gêneros textuais, tema da próxima oficina.

Um comentário:

  1. Muito boas as suas oficinas, viu? Você é organizada e os planejamentos demonstram isso. Gostaria apenas de mais reflexão crítica nos relatórios - sugestões, dúvidas dos colegas, postura dele em relação aos conteúdos, efeitos do programa na sala de aula e no próprio professor.
    Beijo e parabéns!

    ResponderExcluir